sexta-feira, 14 de maio de 2010

filhos da luta – filhos da desigualdade

Era sábado 08 de maio estava eu na Defensoria do Estado de São Paulo participando do curso A questão indígena: Caminhos e desafios e recebemos com muita alegria os lideres das comunidades Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul.
Atento ouvimos o manifesto feito por Valdelice Verón - filha do Cacique Marcos Verón, assassinado aos 71 anos (07/12/1935 - 13/01/03) com sua filha Aramy no colo: Implorava por JUSTIÇA – por SOCORRO, não sabia mais a quem recorrer no Mato Grosso do Sul por isso estavam em São Paulo – CIDADE GRANDE, tinham certeza que aqui encontrariam pessoas com alma grande para ouvir seu clamor.
A falta de esperança se refletia em sua face – o desespero atordoava sua fala
“O que dizer a Aramy sobre futuro, sobre presente” - aquela criança que nos olhava com um ar de desconhecimento sorria inocentemente – nem podia imaginar o futuro que lhe fora reservado.
Lembrou, em todos os momentos, o covarde assassinato dos professores Guarani, Genivaldo e Rolindo, cujos familiares, pai e irmão, estavam presentes nesta delegação indígena em São Paulo com quem conversei bastante.
Não sabia eu como ajudar, mais tinha uma certeza – Estava naquela luta também.
Um baner “faixa” da defensoria me chamava atenção com seus dizeres:

TODOS OS SERES HUMANOS NASCEM LIVRES E IGUAIS EM DIGNIDADE E DIREITOS.
SÃO DOTADOS DE RAZÃO E CONSCIÊNCIA E DEVEM AGIR EM RELAÇÃO UNS AOS OUTROS COM ESPIRITO DE FRATENIDADE.
Declaração Universal dos Direitos do Homem

Fiquei confuso ... a Pátria que me pariu – desconhecia esta declaração !!!

A tristeza e a indignação já consumiam meu coração – não sou índio – mais acredito que meu coração e minha alma sejam.
A LUTA CONTINUA .............

“O GUERREIRO DE FÉ NUNCA GELA,
NÃO AGRADA O INJUSTO,
E NÃO AMARELA,
O REI DOS REIS FOI TRAIDO, E SANGROU NESSA TERRA,
MAIS MORREU COMO UM HOMEM – ESSE É O PREMIO DA GUERRA.”
Racionais M’cs


Nenhum comentário:

Postar um comentário