terça-feira, 15 de dezembro de 2009

pernambuco perde grande liderança feminina indígena


Complicações causadas pela Diabetes causaram a morte da indígena Pankararu Quitéria Maria de Jesus, na noite de domingo (07). Conhecida internacionalmente como Quitéria Binga, a líder teve intensa participação no movimento demarcatório das terras indígenas Pankararu, à frente das lutas e como incentivadora da preservação e proteção da cultura de seu povo.
Binga foi a primeira liderança a implantar creche em área indígena e lutou sempre pela melhoria da educação, saúde e questões fundiárias do povo Pankararu. Criadora da primeira cada de parto, sendo ela mesma uma parteira e rezadeira de seu povo, Quitéria viveu 82 anos e deixa um legado de guerreira na memória do esposo, sete filhos, netos e bisnetos. Foi uma das primeiras lideranças femininas do país, sempre convidade para representar o Brasil em debates sobre a questão indígena no exterior.
A Funai perde uma conselheira, uma parceira, e os indígenas perdem uma mãe e uma guerreira, que nunca mediu esforços para garantir os direitos do seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário