quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Embaixador dos Paises-Baixos visita aldeia kaiowá guarani no dia internacional dos direitos humanos

O Embaixador dos Países-Baixos (Holanda), Sr. Kees Pieter Rade, visitou hoje pela manhã a aldeia Kaiowá Guarani de Te’ Yikue no município de Caarapó – MS. A visita é parte do encontro regional de lideranças Guarani Kaiowá, uma das atividades da Campanha Povo Guarani – Grande Povo, organizado por ocasião do dia Mundial dos Direitos Humanos.

Lançamento
Também foi lançado o site internacional da campanha. O site traz noticias e conteúdo sobre o Povo Guarani, sua sociedade, cultura e sobre seus desafios conjunturais. Se dirige às comunidades Guarani no Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. (para acessar o site clique aqui) Preocupação
A visita do Embaixador marca o apoio e a preocupação dos Países Baixos com a triste realidade em que vivem os povos Kaiowá Guarani. Estes enfrentam os mais altos índices de vulnerabilidade social do país. Destacam-se à violência, os homicídios, a mortalidade infantil, a desnutrição, o confinamento. A resistência ao reconhecimento dos seus direitos constitucionais e a negação ao reconhecimento e proteção de seus territórios tradicionais são a causa da tamanha violação dos direitos humanos.

Violações
As lideranças indígenas relataram ao embaixador os diversos casos de violência e assassinato na região, ouvindo inclusive, o testemunho da família de Genivaldo e Rolindo Vera, professores indígenas, morto e desaparecido respectivamente, após violento ataque de seguranças particulares na região de Paranhos. Os familiares pediram ao embaixador, para que seu País intervenha junto ao Governo Brasileiro, para que este continue as buscas por Rolindo Verá e que os agressores sejam julgados e condenados. Relataram ainda a realidade e os impactos da monocultura e pecuária desenfreada, sobre o meio ambiente, a sociedade indígena e suas terras tradicionais, dando ênfase aos graves casos de violação dos direitos humanos.

Instrumento de luta
Com danças e cantos tradicionais o embaixador pode conhecer um pouco da cultura kaiowá Guarani e participar do lançamento do novo site da campanha. O site é considerado uma grande conquista e forte instrumento de luta do povo guarani. Organizações indígenas e indigenistas do Brasil, Paraguay, Bolívia e Argentina participam da construção e administração do site, que publicará conteúdo em português, espanhol e guarani, levando ao mundo a realidade das comunidades guarani sujeita a todo tipo de violência e muitas vezes à meios de comunicação tendenciosos.
O site é uma conquista construída e fortalecida sob a memória daquelas lideranças guarani, que nesta terra ameríndia deram suas vidas, pela vida de seu Povo. E que sonham a esperança de terem sua sobrevivência física e cultural garantida em seus territórios seculares.

Encontro continental
O encontro micro regional da Campanha Povo Guarani – Grande Povo marca mais um passo no processo de articulação, fortalecimento e união continental do povo guarani. No próximo mês, na cidade de Asuncion haverá a reunião continental da campanha, para continuar a preparação do III Encontro Continental do Povo Guarani previsto para novembro de 2010, também em Asunción.

Nenhum comentário:

Postar um comentário