terça-feira, 12 de abril de 2011

3ª Edição do Projeto Índio no Museu em destaque na abertura da Semana do Índio


Uma extensa e variada programação acontece no Museu do Índio na semana comemorativa do Dia do Índio (19/04).

As atividades começam no dia 15/04 (sexta-feira), às 19h, com a inauguração das exposições Iny Mahãdu (TO) em mais uma edição do Projeto Índio no Museu. Nos espaços expositivos, os visitantes vão ter contato com a cultura e a arte do povo Iny, também conhecido como Karajá, em mostras etnográfica, fotográfica, instalação e vídeos.

No Dia do Índio, às 10h, haverá apresentação do grupo de canto e dança Karajá Iny Bededyynana (TO). Às 19h, os 26 jovens voltam a se apresentar, durante o lançamento de três publicações sobre temas indígenas, entre elas, “A Cena do Dia do Índio na TV", da jornalista Cristina Botelho. Na ocasião, serão lançados, também, um vídeo-documentário e um site, com versão em Guarani Mbya, realizados em parceria do MI com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

A semana comemorativa, que acontece de 15 a 20 de abril, vai oferecer, ainda, aos visitantes, múltiplas atividades, como apresentações de canto, dança e luta, além de oficinas interativas de cerâmica Karajá. Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever com antecedência pelo telefone (21) 3214-8730 / 3214-8731 (20 vagas por sessão). Veja abaixo a programação completa.

Os Iny Mahãdu (Karajá)

Atualmente, o povo Iny conta com uma população de aproximadamente 3.200 pessoas distribuídas em 16 aldeias nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso. Com palha de buriti, barro e madeira, os Iny fazem objetos usados no cotidiano e nos rituais. Nestas peças, podemos acompanhar tanto o uso de técnicas tradicionais quanto inovações interessantes na arte contemporânea desse povo. A língua Karajá - Inyrybe (a fala dos Iny) - pertence ao tronco linguístico Macro-Jê, sendo ativamente falada por todas as gerações na maioria das aldeias.

Programação da Semana Comemorativa do Dia do Índio

Dia 15/04 (sexta-feira)
19h - Inauguração das exposições Iny Mahãdu (Karajá), lançando a terceira edição do projeto Índio no Museu.
- Apresentação do grupo de canto e dança Karajá Iny Bededyynana (TO).

Dia 16/04 (sábado)
15h - Oficina de cerâmica Karajá
16h - Apresentação de danças e cantos com o grupo Karajá Iny Bededwnana

Dia 17/04 (domingo)
16h – Apresentação de luta tradicional Karajá

Dia 18/04(segunda-feira)
10h e 15h - Apresentação de luta tradicional Karajá

Dia 19/04 (terça feira) - DIA DO ÍNDIO
10h - Apresentação de cantos e danças com o grupo Karajá Iny Bededyynana (TO)
15h – Apresentação de cantos e danças com o grupo Karajá Iny Bededyynana (TO)
16h - Oficina de pintura Karajá
19h - coquetel de lançamento de três publicações:”A Cena do Dia do Índio na TV” – Cristina de Jesus Botelho Brandão, “CantoBrilho Tikmu’un no limite do País fértil” – Rosângela Pereira de Tugny , ”Legislação ambiental e indigenista: uma aproximação ao direito socioambiental no Brasil” – Luis Fernando Pereira (in memoriam); lançamento de site MI/ SEEDUC(em Português e na língua Guarani Mbyá ); lançamento do Vídeo-documentário do Projeto Povos Indígenas: conhecendo para valorizar (parceria MI/SEEDUC/RJ; apresentação de cantos e danças pelo grupo Karajá Iny Bededyynana (TO).

Dia 20/04 (quarta-feira)
10h - apresentação de cantos e danças com o grupo Karajá Iny Bededyynana (TO)
15h – apresentação de luta tradicional Karajá

Inscrições únicas e antecipadas para as duas oficinas pelo telefone (21) 3214-8730 / 3214-8731 (20 vagas por sessão).

Fonte: Museu do indio

Nenhum comentário:

Postar um comentário