quarta-feira, 1 de setembro de 2010

QUEREM CALAR A VOZ DE UMA GUERREIRA…PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE..



Eu na qualidade de indio pataxó hã-hã-hãe, estou indgnado com o acontecido. Tive conhecimento de uma denuncias feita a muito tempo, pelo o que se diz cacique ‘GERSON DE SOIUZA MELO” contra a liderança indigena ” D. MARIA MUNIZ”. Olha resolvi dar minha opinião por que conheço a mesma a mais de 30 anos sei de todos a história e sofrimentos dessa mulher, o desepenho que sempre teve em defeder os direitos de todos, lembro ainda quando um grupo de indios se venderam para entregar a terra, saindo de CARAMURÚ para ”ALMADA” inclusive o GERSON, foi um dos que se venderam na epoca em 1984. As familias TITIÀ, SAMADO e MUNIZ firam essa quem resistio toda a pressa de fazendeiros e pistoleiro e policia militar… Um grupo foram a Brasilia brigar para o retorno dos mesmo os lideres que se comprometeram foram: SAMADO DOS SANTOS, HIGINO MUNIZ, LUIZ ALBERTO TITIÁ, O restante dos indios ficaram na terra liderados pelo os lideres NAILTON MUNIZ, JUSTINA MAURA TITIÁ e D. MARIA MUNIZ, quem consolava e animava o povo com suas orações e rituais. Lembro que a FUNAI tirou todo o apio logistico, facamos sem nem um representante do orgam, veio o presidente da FUNAI “PAULO MOREIRA LEAL” na época tentar converser o restante dos indios a sairem das terras isso era um acordo politicos para beneficiar os fazendeiros.

Conheci D. MARIA exercendo a sua profissão de professora, inclusive muitos indios formados hoje já se passaram por ela, inclusive eu onde aprendi muito. A perseguição contra a D. MARIA começou quando a educação indigena foi extinta da FUNAI e passou para o Etado e Municipio, com os representantes da direção indicadas por GERSON era praticados coisas erradas e D. MARIA sempre reclamou nas reuniões da comunidade, isso foi tirando o sussego de GERSON e sua cambada… Ai começou a denegrir a imagem de uma pessoa que sempre ajudou, até mesmo para as viagens de lideranças indigenas, para se deslocarem da aldeia e irem em busca dos direitos de todos, já contribuio financeiramente com recursos proprio. A ida dela para o exterior, ela foi em beneficio de todos ele na qualidade de liderança e india foi representando o povo PATAXÒ HÃ-HÃ-HÃE e MARLENE DE JESUS (SI) foi represemtando as mulhereres indigenas, as duas foram no mesmo objetivos agora o por que crunsificar o servidor que defende os direitos dos indios.

Agora vamos comparar o carater a moral, desse elemento com de uma pessoa que tem uma historia brilhante… Fica uma pergunta, quem responde varios processos na justiças acusados de varios delitos..? Foi D. MARIA MUNIZ quem vendeu o boi “BUFALO” da comunidade ..? Foi D. MARIA quem vendeu a bomba d’á gua da comunidade…? Foi D. MARIA, quem quebrou e destruio os patrimonios da FUNAI de Eunápolis em 2002 ..? Foi D. MARIA quem mandava seus capangas bater e torturar indios..? Foi D. MARIA quem fazia chantagens com ex: administradores da FUNAI, para estorqui dinheiro..? Foi D. MARIA quem pegou vale -sexta basica com o VALMIR ASSUNÇÂO em nome da comunidade e distribuio para o povo na cidade..? Foi D. MARIA, quem pedio 400 cestas basicas em nome da comunidade para usar em beneficio proprio e ficar fazndo cgantagem com o povo…? Foi D. MARIA quem fazia barreiras nas estradas para emboscada de lideranças..? Foi D. MARIA, quem fez um debto de quase 200.00 Mil de mercadorias no supermercado de MARCOS ROCHA de CAMACAN, para a funai pagar..? Foi D. MARIA quem ganhou carro ” FIAT UNO” de quimica surja feita por ex; administradores..?

Então pra quem está de fora fica dificil julgar, mais querem saber quem é o GERSON DE SOUZA MELO, vai lá na base e faça um levantamento da sua vida particular, veja a sua fama na região, sempre viveu nas dependências da FUNAI e de maus politicos que acreditam nas versões dele. Ele é uma pessoa arrogante, ambiciosa, prepotente e mal carater, fora as outras qualidades que já responde na justiça, alem de ter praticados, ainda é suspeito de ter cometidos outros… E vão e faça uma trilhagem na vida de D. MARIA MUNIZ, por que eu garanto que é uma mulher de respeito, moral e carater… Agora um elemento desse tirando o sussego de uma pessoa que tem nome, vem de familia humilde e tradicional.

Ele toda a vida foi contra esse projeto “THYDEWEAS” Por que na época ele queria dinheiro, como o projeto não tinha essa finalidade o mesmo começou criticar, o primeiro computador do projeto foram estalado lá nos TITIÀ, ele fez tantas questões que entramos em acordo para ir para sede do posto CARAMURÙ, onde serve de suporte para fucionamento do escritório da FUNAI, outro motivo pra ele não gostar, já hove desabafo de algums parentes revoltados, com suas atitudes e esreveu no site colocando na midia ao conecimento de todos…Mais isso não vai nos intimidar pq este sat nos pertence, ”INDIOS ONLINE`” é um espaço aberto, onde vem crecendo nos movimentos indigenas é através desse que damos o nosso recado e divulgamos todos os nossos trabalhos… O suposto cacique GERSON, não tem enterece, pq aqui tem trasparencia e respeito…

Só para refletir o passado, gostariamos, que as autoridades buscasse a história, dos PATAXÒ HÃ-HÃ-HÃE, quando começou á 30 anos atraz, e veja quantos caciques se passaram e quais a história de cada um deles, e veja a participações de D. MARIA MUNIZ em todos os cacicados e sempre foi respeitada…A aldeia começou a bagunçaer, quando o GERSON retornou de RODONHA e começou praticar suas mentiras e manipular os indios não esclarecidos e com isso ele foi crescendo no movimento. chegando ao cumulo de cadastrar pessoa brancas da cidade para se passarem por indios..isso caramurú está cheio.

É meus caros parentes e amigos fico por aqui com o meu humilde apoio a D. MARIA MUNIZ e tristre de ser obrigado a expor o nosso assunto, mais eu nunca fui de esconder as coisas é por isso que eles teme a mim, pq se eu estiver errado quem vai pagar pelos os erros cometidos sou eu, não vou usar o nomes dos inocentes para mim defender…Aproveitando a oportunidade quero deixar os meus sentimento a D. MARIA por está sendo perseguida por um elemento que está lamenado a luta do PATAXÒ HÃ-HÃ-HÃE.

Um forte abraço aos meus parentes indiosa e não indios… qualquer duvidas estarei a disposição…

Publicado por:
ARATIMBÓ BAYNÃ - Índios Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário