quinta-feira, 29 de abril de 2010

Marçal de Souza, Tupã I


Marçal de Souza, TUPÃ I que por muitos chamado de Marçal Guarani nasceu no dia 24 de dezembro de 1920, foi brutalmente assassinado em 25 de novembro de 1983 no município de Antônio João foi um líder guarani que grande parte da sua vida lutou em prol de seus?patrícios? (como gostava de chamar).
Denunciando a exploração nas aldeias indígenas. Marçal de Souza foi vitima de perseguição por parte da funai e ate mesmo de outras lideranças indígenas.
Durante seu trajeto na luta em defesa das questões indígenas Marçal de Souza participou de diversos seminários, congressos e conferencias. Na luta por melhoria nas condições de vida de seu povo, chegou ate mesmo a discursar para o papa João Paulo ii em 1980 em Manaus na primeira visita do Pontífice.
Em seu discurso falou sobre a invasão dos territórios indígenas, disse também, sobre os anseios da comunidade indígena brasileira e pediu para que o papa levasse seu clamor ao mundo, Marçal de Souza participou do congresso nos (EUA) da ONU organização das nações unidas) e do filme ?terra dos índios?.
Por sua rebeldia em denunciar e lutar pelos direitos de seu povo, ganhou diversos inimigos principalmente fazendeiros, no mesmo ano da visita do papa no Brasil tupã-i DEUS PEQUENO) já transferido pela funai (fundação nacional do índio) agora morando na aldeia Pirakuá no município de Antônio João, se envolve na luta pelas terras da aldeia naquela localidade, que era contestada pelo fazendeiro Libero Monteiro que considerava aquela área pertencente a sua fazenda que era vizinha a dos índios, após diversas ameaças e intimidações em 1983 no dia 25 de novembro é assassinado com 5 tiros o líder indígena Marçal de Souza, crime que houve repercussão internacional, por muito tempo ficou sem solução, e como protagonista da historia e principal acusado de ser o mandante o fazendeiro Libero Monteiro, que como no pais da impunidade 10 anos após sua morte em 1993 foram julgados os principais suspeitos Libero Monteiro de Lima e Rômulo Gamarra que acabaram absolvidos.
Marçal de Souza foi um defensor incansável, e que deixou seu nome registrado na historia.

2 comentários:

  1. Oi Ricardo!

    Me chamo Alessandra Tavares e sou de Amambai- MS, estou escrevendo um roteiro para o teatro, quero falar da vida e morte do Marçal... Obrigada pelas informações e pela importancia que você dá a este quebra cabeça com milhasres de peças espalhadas e sem uma imagem guia. Beijo na alma ;*

    ResponderExcluir
  2. estou vendo este blog agora em 2012. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir