terça-feira, 1 de setembro de 2009

gripe suína atinge índios de aldeia dentro da cidade de São Paulo

Gripe suína atinge índios de aldeia dentro da cidade de São Paulo
O vírus da gripe suína já contaminou pelo menos oito índios que vivem na aldeia guarani Tenondé Porã, que fica no bairro de Parelheiros, na zona sul da capital paulista.
Segundo o médico Robério Carneiro, responsável pela Unidade Básica de Saúde Vera Poty, situada dentro da aldeia, o primeiro caso de gripe suína entre os índios foi diagnosticado na primeira quinzena de agosto.
De lá para cá, segundo ele, “outros sete casos foram confirmados, três deles em um intervalo de cinco dias”.
A Tenondé Porã é uma das três aldeias indígenas que ficam dentro do município de São Paulo.
Não se sabe ao certo como a doença chegou ao local. Uma possível justificativa seria o contato com não indígenas durante visitas aos familiares e amigos em outras comunidades.
“O vírus A H1N1 foi diagnosticado em uma criança vinda da aldeia do Jaraguá para a de Parelheiros” , explica Carneiro.
O médico afirma que todos os casos registrados ocorreram em crianças e foram tratados com sucesso, mas diz que o vírus continua circulando pela aldeia, que tem cerca de 700 habitantes.
O vírus ainda está circulando pela aldeia. Gostaríamos que as autoridades interviessem neste caso. O posto de saúde espalhou folhetos e cartazes pela comunidade contendo explicações sobre como evitar a contaminação pelo vírus, medidas preventivas também estão sendo tomadas na escola que fica dentro da aldeia.
A professora Maria José de Lima, que dá aulas para crianças entre 10 e 12 anos, afirma que explicou a seus alunos a importância de medidas como cobrir a boca ao tossir e espirrar e lavar as mãos constantemente.
“Nós conversamos sobre a gripe e pedi a eles que ilustrassem o que tinham entendido. O resultado foi satisfatório”, disse Lima à BBC Brasil.
Para tentar evitar que a doença se espalhe para outras comunidades, outra medida foi adotada pela liderança da aldeia.
“Avisamos às famílias para não saírem da aldeia até que o problema seja controlado”, diz o cacique Timóteo Verá Popyguá
Índios Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário