quarta-feira, 19 de agosto de 2009

pela primeira vez na Tv - O Espírito da Floresta

A TV Brasil exibe em primeira mão no dia 21, sexta-feira, o documentário de longa metragem Juruna, o espírito da Floresta, do cineasta Armando Lacerda. Segundo o diretor e produtor, o filme pretende mostrar as diferenças que separam e estigmatizam os povos indígenas e resgatar a história do cacique Xavante, ex-deputado Mário Juruna, personagem excepcional na história política do Brasil.
Único indígena a ocupar cadeira no Parlamento, Mário Juruna é apresentado no filme pelo filho primogênito – Diogo Amhó – que atravésde seus parentes resgata a memória do pai e a trama de sua história no complexo mundo dos povos indígenas. O enredo do filme mostra aresistência e sobrevivência das comunidades indígenas diante do avanço da “civilização” e propicia uma reflexão sobre a conjuntura político-social brasileira, da metade do século 20 até o presente momento.
Para ilustrar com riqueza de detalhes a biografia de Mário Juruna, o diretor Armando Lacerda usa passagens inéditas da trajetória do líder Xavante até seu ingresso na vida pública. Mário Juruna foi a voz dos povos indígenas ao denunciar o genocídio e o descaso das autoridades com esta cultura. Para o povo Xavante, resgatar a imagem da sua mais expressiva liderança no meio da cidadania branca é contribuição que preenche uma lacuna incompreensível. (Fonte: EBC- Brasília)

Veja o video:
http://www.youtube.com/watch?v=2x3cHmDKJOo&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário